Sobre
“Acreditamos que todos nós somos, de alguma forma, afetados pela mobilidade humana. Na nossa história familiar temos sempre alguém que migrou e, no caso dos países latino-americanos, esta é a realidade que nos constituiu: diferentes etnias, diferentes línguas, diferentes culturas.”
- Liliana Emparan, Coordenadora do Projeto Ponte.

História
O PROJETO PONTE se inicia em 2010 na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo, Brasil. A equipe de profissionais é constituída por um grupo de psicanalistas que atendem imigrantes ou migrantes internos que necessitem de acompanhamento clínico psicanalítico individual ou grupal. Este projeto tem como eixos principais o atendimento clínico e o estudo da temática do estrangeiro, na articulação imigração/psicanálise.
​
Acreditamos que aquele que se desloca terá de enfrentar situações bem particulares que tem a ver com a estranheza-familiaridade do novo lugar em relação à língua e a cultura, o estabelecimento de novos laços afetivos, a reorganização profissional ou educacional, de forma que as culturas do país de origem e de destino estão, sem muitas vezes perceber, entrelaçadas nas suas escolhas e dificuldades.
​
Estabelecer pontes significa estar em movimento, é estar entre aquilo que constituiu o imigrante no país de origem e aquilo que se apresenta como diferente no novo país. Idas e voltas, encontros e despedidas, perdas e ganhos costumam acontecer de forma diferente ao planejado, e muitas vezes, o imigrante se vê realizando essas viagens no pensamento, atravessando pontes imaginárias que unem o passado e o presente. Como efeito, o imigrante vai, aos poucos, sentindo uma certa dificuldade para se localizar em relação aos dois lados da ponte que ligam simbolicamente a sua pátria e o país adotado. O estrangeiro é cotidianamente convocado a responder a pergunta: De onde você é?
​
A PONTE aponta para um espaço de trânsito, mais do que mostrar lugares, serve para atravessar, como nos mostra a canção de Lenine “A Ponte”, inspiração para o nome dado ao nosso projeto.
Equipe
_____
Liliana Emparan
Fundadora e Coordenadora do
Projeto Ponte Psi
Psicanalista e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Doutora em Ciências (Psicologia Clínica) pelo IPUSP. Mestre em Psicologia e Educação pela FEUSP. Professora do curso “Clínica com migrantes” no Instituto Sedes Sapientiae.
Lisette Weissmann
Psicanalista
Psicóloga, especialista em Psicanálise de Casais e Famílias, Pos-doutoranda, Doutora e Mestre em Psicologia. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora do curso “Clínica com migrantes” no Instituto Sedes Sapientiae.
Claudia Aparecida Barros Sagula
Psicanalista e Coordenadora do
Projeto Ponte Curumim
Psicanalista, Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga. Atendimento clínico com crianças, adolescentes e adultos desde 1989. Professora do curso “Clínica commigrantes” no Instituto Sedes Sapientiae.
Caroline Yu
Psicóloga
Psicóloga formada pela PUC-SP. Atendimento clínico com adultos e migrantes em português, inglês e mandarim. Professora do curso "Clínica com migrantes” no Instituto Sedes Sapientiae
Vânia Prata
Psicanalista
Psicóloga formada pela Universidade Metodista, psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP. Professora do “Clínica com migrantes” no Instituto Sedes Sapientiae.
Giseli Domingues Gonçalves
Psicóloga
Psicóloga, formada pela PUC-SP, especialista em educação pela USP. Trabalha como educadora e consultora pedagógica no terceiro setor e como psicóloga em clínica particular.
Simone Gonçalves
Psicóloga
Psicóloga e mediadora de conflitos. Aperfeiçoamento em perinatalidade. Estuda Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae
​
Venha fazer parte da nossa equipe de Voluntários!
Se você tem interesse em fazer parte de nossa equipe clínica de voluntários, preencha o nosso formulário para fazer parte de nosso processo seletivo.